Inércia. O que isso tem a ver com empreendedorismo?

Tem uma matéria no ensino médio que é certeza de que você já ouviu falar e que provavelmente sente um arrepio na espinha só de pensar nela: física. Vish… Agora deu ruim, né! Mas a gente vai falar aqui de algo que é bem conhecido de todo mundo, mesmo que, na origem, tenha a ver com a famigerada física: a inércia.

Inércia é a tendência de um corpo permanecer do jeito que está, seja parado ou em movimento, a não ser que ele receba uma força que mude sua situação. Parece complicado, mas não é. Quer ver?! Um exemplo: a bola fica parada no chão enquanto alguém não der um chute nela, fazendo com que ela role.

E o que isso tem a ver com empreendedorismo? Tudo. Para iniciar um empreendimento, você tem de sair da inércia, da falta de ação. Você tem de se decidir e tomar a atitude de se mexer, ou seja, de começar. Desenvolva a ideia, faça um planejamento, analise custos e investimentos e mãos à obra.

“Ah!” – você está pensando – “Mas isso está muito simplificado. Não é assim: ‘se pá’ e tá feito.” Claro! A gente resumiu o processo apenas para demonstrar que, se você não der o primeiro passo, não colocar sua energia focada no seu empreendimento, você nunca vai sair do lugar. Permanecerá parado. A inércia fica tomando conta de você.

Mas sabe o que é legal? A inércia também significa que, se o objeto estiver em movimento, ele vai continuar em movimento até que uma força externa o interrompa. Isso quer dizer que, se você já estiver trabalhando no seu empreendimento, dedicando toda sua energia, a tendência é que você continue assim.

Quer uma ajuda para começar? Faça o curso Jovem Empreendedor da Start Pro. É 100% on-line e gratuito. É só clicar aqui.

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

Para você não se esquecer da gente