Chegou o Novembro Azul. É hora da prevenção ao câncer de próstata

– Ah! Cara, lá vem esse papo. Doença de velho, não tenho de me preocupar com isso.

Ok. Pode ser, mas você certamente conhece um homem com mais de 50 anos, não é? Seu pai, padrasto, tio, primo, avô, professor, vizinho, amigo. E só pra citar algumas possibilidades, envolvendo alguém que você ama e que não vai querer perder pra uma doença dessa.

É por isso que a gente está aqui falando de prevenção ao câncer de próstata. Porque você pode ajudar a lembrar essa pessoa que você ama de que todo homem acima de 50 anos deve fazer exame uma vez por ano pra se cuidar. Nos primeiros anos e quando não há nenhum sintoma ou suspeita da doença, basta o PSA, que é um exame de sangue. Mas, quando há suspeita, aí precisa fazer o exame de toque retal. Oh! O grande tabu. 

Agora quem diz isso é a gente aqui:

– Ah! Cara, já vai fazer piadinha e incentivar o medo desse exame? A gente tá no século XXI, né, galera? Esse papinho já deu. A saúde é mais importante. Vai ficar doente – podendo morrer – por não fazer um exame de dura segundos? Fala sério!

Isso mesmo. O câncer de próstata pode matar. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020, 66 mil brasileiros foram diagnosticados com câncer de próstata. Dezesseis mil morreram, vítimas da doença. 

Por isso, neste Novembro Azul, repense seus conceitos sobre a prevenção ao câncer de próstata e incentive aquele cara com mais de 50 anos e que é importante pra você e sua família a fazer o exame.

É zerar o jogo. Senão, pode acabar num game over.

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

Para você não se esquecer da gente