Setembro Amarelo: Pratique o autocuidado

setembro amarelo

A adolescência é um momento único. É dos 10 aos 19 anos que os acontecimentos e as emoções moldam a vida adulta.

Mudanças físicas, emocionais e sociais acontecem na velocidade da luz. Uma turbulência de transformações que envolvem família, escola e amigos e que são extremamente importantes para o futuro.

Pensando nisso, é importante buscar informação e encontrar formas de bem-estar. Já ouviu falar em autocuidado? Empatia? Palavras importantes para passar pelos processos de crescimento.

A empatia é partilhar e compreender o outro, afinal todos temos uma história.

Autoconhecimento é conhecer a si mesmo, uma das habilidades mais importantes para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Reconhecer suas qualidades com a mesma intensidade que reconhece suas falhas e falar abertamente sobre isso.

E o autocuidado está em saber medir esses processos, para saber a hora de fazer coisas simples como dizer sim ou não, a hora de descansar ou da agitação, saber a hora de conversar ou procurar ajuda.

Autocuidado e emoções

autocuidado

Você tem dado atenção aos seus pensamentos? Essa é uma parte importante do autocuidado, aquilo que você alimenta em pensamento gera emoções.

E você, já falou com alguém sobre as suas emoções hoje? Alguma vez na vida? Falar sobre emoções ainda pode ser complicado, muitas vezes quando jovens, o que sentimos aparenta sempre ser menor quando comparamos aos problemas de outras pessoas e principalmente dos adultos.

Mas é muito importante você saber que aquilo que pensa ou sente é importante e pensando nisso preparamos algumas dicas que auxiliam seu autoconhecimento e o exercício da empatia:

  • Compartilhe seu dia com amigos: conversas, trocas, virtuais ou presencias geram conforto e melhoram a ansiedade;
  • Use suas redes para se conectar com quem você ama: é muito legal poder ver o mundo em um aparelho, mas partiu tirar um momento pra ver quem está mais perto, um amigo ou familiar?
  • Ter rotina é incrível: saber como será seu dia melhora o stress, sabendo com que você vai lidar você pode organizar melhor suas atividades;
  • Tire um tempo para fazer o que gosta: um tempo seu com você mesmo, pode ser um livro, um jogo, que tal aprender algo na cozinha ou praticar desenho?
  • Sempre que sentir necessidade procure ajuda: sempre há alguém próximo a você que pode te dar aquele conselho ou aquela mão amiga.

Importante ressaltar que sempre que sentir necessidade procure um profissional da área, o SUS disponibiliza alguns programas.

Olhe para si, e com a mesma intensidade olhe para os que estão a sua volta. Cuide de suas ações para com o outro, mas se cuide também. Pratique nossas dicas diariamente.

Autoconhecimento, autocuidado e empatia, conheça mais sobre essas palavras, salve nossas dicas pra poder consultar sempre que quiser e respira, tá tudo bem.

Leia também o artigo sobre Dicas de Museus Virtuais: https://escolastart.com.br/museus-virtuais/ 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

Para você não se esquecer da gente