5 dicas para organizar os estudos em casa

dicas para organizar os estudos em casa

Em tempos de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, a rotina de todos mudou de uma hora para outra, e, entre os muitos novos desafios, a sala de aula mudou da escola para a casa do aluno.

Uma forma de conter ao máximo a propagação do vírus, mas que exige dos estudantes um pouco mais de disciplina para organizar os estudos em casa, o que pode pode ser uma tarefa nada fácil para a maioria das pessoas.

Apesar de ser um ambiente mais confortável, em casa temos uma tonelada de distrações, o que nos leva a uma situação complicada de fugir: a procrastinação 

Você sabe o que é isso? 

Se liga na definição de procrastinação segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis:

o que é procrastinação

 Vamos falar no português popular agora: procrastinar é enrolar mesmo, dar aquele famoso “migué”  para assistir TV, tirar um cochilo, passar horas nas redes sociais ou até mesmo organizar o quarto quando deveria estar estudando. 

#quemnunca, não é mesmo?

Mas nem precisamos falar que isso não é nada legal, você pode até terminar de maratonar a sua série favorita, mas terá pilhas e pilhas de matéria acumulada para correr atrás depois. 

Muita calma nessa hora, existem alguns truques para você deixar a procrastinação de lado, mantendo o foco no que realmente precisa ser feito! 

Então segura essas dicas para organizar os estudos em casa:

Dica #1 – Organize um cantinho de estudos

como organizar os estudos em casa
Fonte: @study_fernandaa

O primeiro passo para organizar os estudos em casa e manter o foco é criar um ambiente de estudo nota 10! Veja outras dicas que podem te ajudar:

  • Procure um espaço silencioso, confortável e livre de distrações. Organize bem os livros, cadernos, os lápis, canetas. 
  • Deixe à vista somente o que você irá precisar para as tarefas do dia, essa organização visual faz toda a diferença. 
  • Tente desconectar as redes sociais, aplicativos de mensagens e se concentrar apenas nas aulas online ou na matéria sugerida pelo professor. 

Você vai perceber que o estudo vai render muito mais dessa maneira!

Dica #2 – Planeje uma rotina diária

planejamento diário de estudos

Além dos estudos, temos muitas outras coisas para fazer durante o dia, como praticar alguma atividade física, ajudar os pais nas tarefas de casa, cursos extras, e, lógico, também precisamos de momento só para relaxar ou para jogar o game favorito. 

  • Você pode planejar momentos do dia para cada uma dessas atividades, desenhando um quadro ou fazendo uma planilha de Excel para organizar-se melhor. 

O gerenciamento eficaz do tempo é algo que você usará para o resto da vida, então aproveite essa fase para desenvolver essa nova habilidade!

Dica #3 – Estabeleça um horário para estudar todos os dias

planejamento de estudos fácil
Fonte: @studies_lets

Para o horário de estudos, tente escolher um momento do dia em que você esteja com a “cabeça mais fresca”. 

  • Faça um levantamento de tudo o que você precisa estudar e planeje quanto tempo será necessário para cumprir essas tarefas.
  • Defina prazos realistas, não adianta achar que vai conseguir matar tudo de uma vez, em 3 horas seguidas, por exemplo. 
  • Lembre-se: o seu cérebro pode receber apenas uma certa quantidade de informações por vez, então se você não fizer intervalos regulares, provavelmente vai encontrar dificuldades para memorizar as informações, terminando o dia estressado e frustrado.

A cada hora que você estuda, tente reservar um intervalo de pelo menos 15 minutos para fazer algo diferente, como ouvir música ou até mesmo tirar uma soneca.

Dica #4 - Evite acumular matéria

como não acumular matéria nos estudos

Já falamos no início sobre famosa procrastinação, mas é preciso reforçar mais uma vez: 

Bateu aquela preguiça? Faça o seu melhor para não deixar de cumprir as metas de estudo do dia, ou você terá que lidar com algo muito pior lá na frente. 

Deixar tudo para última é o pior que você pode fazer, então muito #foco e depois é só correr para o abraço!

Dica #5 – Faça resumos e anote as dúvidas

como fazer resumo

Terminou de assistir as aulas do dia ou de ler o conteúdo que o professor recomendou? 

Reserve um tempinho para fazer um bom resumo de tudo o que você aprendeu e anote todas as dúvidas para conversar com o professor posteriormente.

Essa revisão diária e anotações extras fazem toda a diferença, te ajudam a manter a organização e a absorver melhor todo o conhecimento.

Dica extra para organizar os estudos em casa

como estudar em casa melhor

Bem, nesse clima de isolamento e quarentena até parece que estamos de férias, não é mesmo? 

Mas não é bem assim.

Toda a rotina da escola precisa ser mantida normalmente em casa, e colocar o sono em dia é uma dica infalível para ter energia suficiente para encarar tudo isso. 

  • Nada de varar as madrugadas em games, nas redes sociais ou no zap com azamigas! 

Dormir pelo menos oito horas todas as noites é a melhor maneira de garantir que o cérebro esteja pronto para processar todas as informações aprendidas durante o dia. 

Uma dica final

Não deixe de procurar o coordenador pedagógico e seus professores caso tenha dificuldades para seguir as aulas online ou para organizar a sua rotina de estudos. 

Tenha certeza, eles ficarão muito felizes em saber de seu interesse e em te ajudar nessa jornada!

Então nada de vergonha, pergunte mesmo e busque ajuda sempre que precisar!

Se você é aluno a Start Pro, contamos com vários canais de atendimento que estão prontos para te dar uma força, segue link com todos eles: 

https://escolastart.com.br/contato/

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

Para você não se esquecer da gente