O seu copo está meio vazio ou meio cheio?

Imagine um copo com água pela metade. O pessimista vê o copo e pensa: “está meio vazio.” Já o otimista vê o mesmo copo e pensa: “está meio cheio.” É provável que você já tenha lido essa comparação em algum post de rede social, talvez até com variações, em memes, e já saiba seu significado. Mas, ainda que seja uma comparação rasa para mostrar como um mesmo fato pode gerar reações opostas, quando a única diferença é a pessoa envolvida, ela é superválida. Afinal, o empreendedor é aquele que vê oportunidades onde os outros veem problemas. Ou seja, para o empreendedor, o copo está sempre meio cheio.

Duvida? Vamos lá.

Todo mundo concorda que 2020 foi um ano dificílimo para a economia brasileira por causa da pandemia. Em 2021, com a vacinação em massa, o cenário começa a melhorar, mas ainda há muito a ser percorrido até a economia voltar totalmente aos eixos.

Pois saiba que o número de novos negócios no Brasil foi recorde em 2020. Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), mais de 14 milhões de pessoas abriram seu próprio negócio, em plena pandemia. Sim, a grande maioria encontrou no empreendedorismo uma alternativa à perda do emprego causada justamente pela crise sanitária. Mas é justamente por isso que falamos em ver o copo meio cheio. A pandemia é uma realidade e o desemprego também. O que fazer? Agir!

Em entrevista ao jornal Estadão, o diretor-superintendente do Sebrae São Paulo, Wilson Poit, destacou que as pessoas encontraram em seus hobbies muitos caminhos para empreender. Ele também destacou que o empreendedorismo faz parte do imaginário do brasileiro em geral e que a pandemia funcionou como o impulso que faltava para tantos abrirem um negócio próprio.

Mas acredite: abrir um negócio implica não apenas dominar a atividade econômica em si. É preciso conhecer sobre mercado, gestão, marketing, entre outros temas. E é aí que a Start Pro entra. Com o curso gratuito e on-line Jovem Empreendedor, você adquire os conhecimentos para não apenas ver o copo meio cheio, mas para poder enchê-lo completamente.

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

Para você não se esquecer da gente