O que podemos aprender com os esportes?

Estamos a praticamente um mês das Olimpíadas de Tóquio, o maior evento esportivo do planeta, e este é um bom momento pra pensar sobre o que o esporte pode nos ensinar. E não estamos falando aqui de fama ou dinheiro, viu!

A primeira coisa que podemos aprender com o esporte e trazer para a nossa vida é: faça o que você gosta. Atletas dedicam a vida aos treinos. Eles não têm fim de semana, feriado, não podem comer gordices, muito menos cair na balada. Pra passar por tudo isso por causa de uma modalidade esportiva, só gostando muito, não é? Ou então, seria apenas uma vida de pura tortura. Então, o aprendizado aqui é: para manter os ânimos e enfrentar as adversidades do dia a dia, nada melhor do que fazer o que se gosta.

Dedicação e disciplina são outras lições de vida que tiramos do esporte. Parece chato, mas a verdade é que o que essas duas coisas querem dizer é: o que você tiver de fazer, faça bem feito! Só você vai ganhar com isso. Seja nos estudos, aprendendo muito; seja no trabalho, prestando bons serviços, destacando-se entre os demais colegas, conquistando degrau por degrau uma posição melhor na empresa; seja na vida pessoal, com os amigos e familiares, dando sempre o melhor de si.

Agora, foco e concentração não significam falta de respeito com o outro. Esta é uma lição importantíssima porque no esporte o objetivo é sempre vencer, claro, mas nunca com trapaça, desrespeito ou desonestidade. Então, aqui a regra é: integridade na vida é fundamental.

“Nossa, mas não sou perfeito, nem perfeita. Para!” – você pode pensar.

Claro que ninguém é perfeito. O que queremos destacar é que temos de dar sempre o melhor de nós mesmos em tudo o que fazemos. Dentro dos nossos limites, características e vocação. Assim como os atletas. Nos esportes, os resultados aparecem nos rankings, nas medalhas e nos pódios. Na vida, na harmonia do dia a dia, no desempenho nos estudos e no sucesso no trabalho. Tudo é uma cadeia de esforços, de ação e reação, cujo ponto alto é viver bem e feliz.

Quer dar mais oportunidades a si mesmo? Comece já um curso profissionalizante da Start Pro e veja como fará diferença na sua vida pessoal e profissional.

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

Para você não se esquecer da gente