Existe roupa certa pra uma entrevista de emprego?

Sim, existe. Mas isso não significa que toda entrevista de emprego pede terno e gravata para homens e saia abaixo do joelho e blazer para mulheres. Há muitas variáveis em jogo. Só que em linhas gerais valem as regras da discrição e da moderação. Ou seja, nada de estampas ou cores muito fortes, bermudas, regatas, decotes profundos e transparências.

E não adianta torcer o nariz. A ideia inicial por trás dessas regras é que você seja notado pelo que tem a dizer – e não pela roupa que está usando.

Para correr o menor risco possível de errar, procure saber como se vestem funcionários da empresa antes. Se sua entrevista de emprego for numa multinacional ou num escritório de advocacia, por exemplo, a formalidade vai ser importante. Se for numa fábrica, mas a vaga for para trabalhar no escritório administrativo, provavelmente também. Agora, numa agência de publicidade, numa escola, numa start up, por exemplo, o ‘dress code’ será mais maleável.

– O quê!? Dress code??

– Já ouviu falar? Não? Significa ‘código de vestimenta’ em inglês e você pode ver isso em muitos lugares. Por isso, é bom já gravar essa expressão e segui-la direitinho, seja qual for o acontecimento.

Ah! Mas, afinal, o que é formal e informal para uma entrevista de emprego, já que existem aquelas regrinhas gerais? Formal quer dizer que você não vai usar jeans rasgado (por mais que esteja na moda) e camiseta, mas também não necessariamente terno e gravata. Informal quer dizer que você não vai estar de bermuda ou vestido transparente, mas que pode estar com um jeans bacana, um tênis bem cuidado. Equilíbrio e bom senso, sempre.

E cuidado com perfumes fortes e muita maquiagem! Arrumar-se para uma entrevista de emprego não é a mesma coisa de se arrumar para a balada.

Boa sorte!

 

Quer aprender mais inglês rapidamente para dominar expressões como “dress code” e tantas outras do universo corporativo? Com o You Rock, da Start Pro, você pode! Informe-se.

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

Para você não se esquecer da gente