Como o Dia das Mães é Comemorado ao Redor do Mundo

dia das mães ao redor do mundo

O Dia das Mães vem aí! Esse ano será um pouquinho diferente, por conta da pandemia do novo coronavírus, mas não poderíamos deixar a data passar em branco. 

Já sabemos que o Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais populares no Brasil, mas você já parou para pensar como o resto do mundo comemora esse dia tão especial ? 

Bem, antes de mais nada vamos compreender um pouco como tudo começou, para ter um panorama do contexto de forma mais ampla. 

A ideia de homenagear as mães vem de longe, com uma história muito rica que nos leva até os gregos e romanos antigos, que adoravam suas deusas-mãe durante os meses da primavera. 

Durante o início dos anos 1600, os cristãos na Inglaterra comemoravam o domingo das mães no quarto domingo da Quaresma, quando homenageavam a Virgem Maria. Uma outra referência inicial ao  feriado que temos notícia foi criada por Napoleão nos anos 1800.

Alguns historiadores apontam que o Dia das Mães começou a tomar forma que conhecemos em 1865, quando uma ativista norte-americana, Ann Maria Reeves, organizou o Mother’s Friendship Day ( dia de amizade para mães), com o objetivo de melhorar as condições de cuidados dos feridos da guerra que assolou os Estados Unidos naquela época.

Com a popularização da data comemorativa nos Estados Unidos, logo a tradição chegou ao Brasil. No entanto, o Dia das Mães só se tornou parte do calendário oficial do país em 1932, quando o então presidente, Getúlio Vargas, oficializou a comemoração por meio de um decreto. 

Aqui, e em boa parte do mundo, a data é celebrada no segundo domingo do mês de maio, mas alguns países incorporaram fatos de seus próprios costumes e tradições para celebrar o Dia das Mães.  

Então confira algumas curiosidades sobre as festividades no resto do mundo: 

Dia das Mães no Oriente Médio

O Dia das Mães na maioria dos países do Oriente Médio é comemorado em 21 de março, no primeiro dia da primavera.

Segundo informações do Al Jazeera, importante meio de comunicação da região, a celebração começou no Egito em 1956, depois que Mustafa Amin, jornalista árabe, escreveu sobre isso em seu livro “A Smiling America”.

No entanto, somente 10 anos depois, uma mulher que visitou o irmão de Amin, Ali, relatou sobre as dificuldades que enfrentou como mãe solteira.

A história inspirou Ali a trazer de volta a ideia de seu irmão, que logo ganhou popularidade. Em 1956, a primeira página do jornal Akhbar el-Yom reconheceu a data, indicando que seria comemorada em 21 de março.

Desde então, a data comemorativa foi adotada na maioria dos outros países árabes. 

Inshallah <3

Dia das Mães no México

O Dia das Mães no México é celebrado em uma data fixa, no dia 10 de maio, data em que acontece a tradicional serenata “Las Mañanitas”, que é cantada em todo o país em homenagem ao El Día de las Madres. 

O país homenageia oficialmente as mães desde 1922. As famílias geralmente frequentam a igreja para uma missa especial, seguido pela distribuição de presentes e festas em comemoração.

Dia das Mães no Nepal

O Dia das Mães no Nepal (Mata Tirtha Aunsi) é comemorado primeiro mês do calendário local, Baishakh, que acontece entre a segunda quinzena de abril e a primeira quinzena de maio. 

Neste dia de honra, as pessoas prestam homenagem às mães, oferecendo presentes e alimentos, incluindo doces e frutas.

Além disso, costumam dar um mergulho no lago sagrado de Mata Tirtha, realizando diferentes rituais e orações durante o dia.

Dia das Mães na Tailândia

Já na Tailândia, o Dia das Mães é celebrado no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário real da rainha Sirikit. 

As pessoas costumam se reunir em festivais e desfiles, decorando as ruas com retratos ornamentados da rainha. O presente mais tradicional oferecido às mães é o jasmim branco, em forma de guirlandas ou lindos arranjos.

Dia das Mães na França

A Fête des Mères acontece no final de maio ou no início de junho na França, dependendo da data do Pentecostes (dia que marca o 50º dia após o domingo de Páscoa).

O Dia das Mães se tornou  uma celebração no país oficial em 1950, embora Napoleão tenha sido o primeiro a declarar feriado.

Dia das Mães na Rússia

A  tradição do Dia das Mães na Rússia surgiu na década de 1940, quando as mulheres que lutavam por direitos iguais organizaram um dia de manifestação.

No entanto, somente em 1998, o presidente Boris Yeltsin declarou oficialmente o último domingo de cada novembro como o Dia das Mães.

Dia das Mães na Polônia

Chamado de “Dzień Matki” na Polônia, acredita-se que o Dia das Mães polonês teve início em 1923, na Cracóvia, embora a celebração não tenha decolado até os anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. 

Nos dias atuais, é comemorado anualmente em 26 de maio. As escolas que realizam eventos especiais, onde as crianças apresentam às mães folhas de papel conhecidas como “laurki”, decoradas com flores e mensagens especiais de amor.

Dia das Mães na Bolívia

Os bolivianos comemoram o Dia das Mães em 27 de maio, no dia em que a Batalha de La Coronilla é lembrada no país.

Segundo os historiadores, o movimento foi liderado por Manuela Gandarillas, uma velha cega que participou da revolução.

Gandarillas liderou um grupo de mulheres em uma luta contra o Exército espanhol em 1812, durante a guerra pela independência do país. 

Dia das Mães na Etiópia

Já na Etiópia, O Dia das Mães é celebrado junto com o fim da estação chuvosa no país, que acontece entre outubro e novembro. Conhecida por “Antrosht”, a comemoração dura entre dois e três dias.

Na ocasião, são realizadas reuniões religiosas especiais e as casas são decoradas. Ao final da celebração, mães e filhas fazem uma dança em homenagem às famílias. 

Dia das Mães ao redor do mundo

O que você achou dessas formas diferentes que o Dia das Mães é comemorado em outros países? Qual delas curtiu mais?  Muito interessante, não é mesmo?

Então aproveite que o Dia das Mães está chegando para compartilhar essas informações com seus amigos!

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

Para você não se esquecer da gente