5 dicas para fazer o currículo para o primeiro emprego

primeiro emprego

Escrever um bom currículo para o primeiro emprego pode ser um grande desafio. Como mostrar para as empresas todo seu potencial para aquela vaga tão sonhada, mesmo sem nenhuma experiência?

Bem, nada de pânico. Encher linguiça ou mentir sobre o que você nunca fez pode te prejudicar demais. Nunca se esqueça: sair da realidade é o que mais queima o filme dos candidatos na hora de um processo de seleção.

Então, muita calma nessa hora! Até diretores das grandes empresas já estiveram no seu lugar e com algumas pitadas de criatividade o seu currículo vai ficar muito atrativo para deixar os recrutadores de queixo caído.

E aí, preparado para fazer um currículo TOP para conquistar o primeiro emprego? Leia as dicas até o final para chegar arrasando no mercado de trabalho!

Dica #1 – Nada de CV falsiane

curriculo para o primeiro emprego

Já falamos ali no início, mas vale reforçar mais uma vez: nunca, never, jamais minta sobre experiências ou cursos que você nunca fez. Você pode até ser chamado para entrevistas com mais facilidade, mas vai levar um balde de água fria durante a entrevista.

As pessoas que irão te entrevistar são ninjas em fazer perguntas bem estratégicas e em pouco tempo conseguem se ligar nas mentiras pelo perfil de cada candidato, que costumam gaguejar ou viajar demais na hora das respostas.

Já pensou na vergonha em ser pego em uma mentira? Então seja sincero e tente expressar no currículo suas melhores qualidades além da experiência, como boa vontade e disposição para aprender.

Dica #2 – Visu responsa

como fazer currículo para o primeiro emprego

Sabe aqueles templates prontos de CV basições que você encontra na internet, tipo ctrl c + ctrl v? 

Olha, eles podem até ser muito práticos, mas se você quer realmente se destacar dos outros candidatos e sair na frente na busca do primeiro emprego, vale gastar um tempinho criando um modelo diferenciado.

Para isso, não é preciso ser expert em nenhum programa tipo Photoshop, na internet mesmo você encontra editores muito fáceis de usar com modelos bem criativos de currículos.

Um desses editores é o Canva. Basta entrar pelo site ou baixar o aplicativo gratuitamente, escolhendo entre vários designs, ou até mesmo criar um CV do zero com vários recursos super interessantes. Prefira usar poucas cores e um visual mais clean, como os abaixo:

Dica #3 – O que não colocar

o que não colocar no currículo

Antes de saber o que colocar de fato no CV, você precisa entender que algumas informações são completamente desnecessárias no currículo para o primeiro emprego. Sabe aquele tipo de coisa que só serve para preencher espaço e encher linguiça? Não perca seu tempo fazendo isso.

Segue lista de alguns dados que podem ficar de fora do CV:

  • Foto (só deve ser enviada se a vaga exigir);
  • Número de documentos;
  • Nome dos pais;
  • Referências pessoais;
  • Pretensão salarial;
  • Certificados de cursos realizados;
  • Data e assinatura.

Dica #4 - Tópicos mais importantes

como fazer um currículo diferente

Agora que você já sabe o que não fazer, chegou a hora de colocar a mão na massa e escrever as informações mais importantes no seu currículo. Confira como organizar bem cada tópico:

  1. Informações pessoais
    Coloque aqui seu nome completo, idade, endereço (incluindo CEP) e formas de contato (telefone residencial, celular, e-mail).
  2. Escolaridade
    Especifique qual ano você está cursando e em qual escola. Caso já tenha concluído, inclua esta informação também.
  3. Objetivo
    Deixe claro nesse campo qual o cargo que você deseja na empresa, escreva em duas, três palavras, no máximo (ex. jovem aprendiz).
  4. Qualificações
    Neste tópico, coloque as qualificações que sejam relevantes para ocupar a vaga, como conhecimentos em informática ou outras habilidades. Não é necessário escrever sua história de vida, nem fazer autoelogios.
  5. Palestras e atividades extracurriculares.
    Atividades como participações em cursos (até mesmo online) ou palestras são muito importantes, pois mostram que você está procurando conhecimento e crescimento. Escreva o assuntos abordados nas atividades e qual foi o professor ou palestrante.
    Inclua aqui também algum projeto na escola que você tenha participado e até mesmo algum tipo de trabalho voluntário, como participação em ações sociais no seu bairro ou igreja.
  6. Idiomas
    Especifique o seu grau de conhecimento (básico, intermediário e avançado) e cursos de idiomas que estejam em andamento.

Dica #5 – Foco nos detalhes

pode mentir no currículo

Depois de escolher um bom modelo e escrever somente o necessário, o próximo e último passo é conferir todos os detalhes, pois a forma como o currículo chega até o recrutador faz toda a diferença.

Observe os seguintes pontos:

  • Menos é mais, tente não ultrapassar duas páginas e não use capa;
  • Coloque um endereço de e-mail apropriado, de preferência com o seu nome e sem palavras estranhas (ex. seunomesobrenome@mail.com.br);
  • Não use sempre o mesmo currículo para cargos ou empresas diferentes, o ideal é adaptar as informações para cada oportunidade;
  • Erros de português nem pensar, são imperdoáveis, faça uma boa revisão ortográfica e gramatical;
  • Tente organizar ao máximo as informações, destacando bem os tópicos com negritos ou caixa alta;
  • Caso for enviar por e-mail, sempre escreva a vaga que deseja no campo do assunto;
  • Já no currículo impresso, tenha certeza de que as folhas não estão amassadas ou sujas. Você pode usar também um envelope para entregar o documento.

Currículo para o primeiro emprego concluído com sucesso!

modelos de CV

Pronto! Seguindo todas as dicas que vimos hoje, você terá um currículo redondo para agradar e muito os recrutadores, aumentando as chances de conquistar sua primeira oportunidade no mercado de trabalho!

Nunca se esqueça:

  • Seja sincero;
  • Nunca minta;
  • Capriche no visual;
  • Organize bem as informações;
  • Foco nos pontos mais importantes;
  • Atenção aos detalhes!

Quer dar aquele up no currículo e sair na frente dos concorrentes? Clique no link abaixo agora e veja dicas de cursos que podem te ajudar:

Fast Work – A porta de entrada para o mercado de trabalho 


Veja também como aprender inglês mais rápido

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

Para você não se esquecer da gente